[DPB] Teste Ortográfico <T.O>
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[DPB] Teste Ortográfico <T.O>
DPB - Teste Ortográfico <T.O>
Bem vindos a todos os policiais que se encontram presentes neste teste ortográfico.
Iremos tratar em alguns tópicos com assuntos distintos, maneiras de te ajudar em sua carreira.
O Departamento de Policia Brasileiro exige de todos seus funcionários uma ortografia impecável.
Cabe a nós, portanto, ajudar-vos a conseguir tal eficiência ortográfica. Vamos lá!
¥ Artigo 1 - Ortografia ¥
A importância da ortografia para qualquer pessoa é simples e objetiva.
Quanto melhor for ela, mais irá causar boas impressões nos receptores.
Além disso, melhorará o entendimento da mensagem enviada por parte deles.
Devo lembrar-vos, que nem sempre palavras rebuscadas são a melhor opção para se usar.
Como assim? Bom, nem sempre estará digitando com um receptor que tenha total conhecimento de nossa
grafia linguística, portanto, nessas horas deve-se priorizar o que quer ser passado com o diálogo.
Dicas e/ou exemplos:
"Vossas eminências, digo-vos que o réu está nos ludibriando!
Concluo, portanto, que devemos tomar uma atitude cabível ao dito momento!"
"Senhor, o policial está mentindo. Faça algo!"
Percebes-te a diferença? No primeiro caso, digitamos com uma alta qualidade ortográfica, mas
o uso de tais palavras "difíceis" poderia prejudicar o entendimento por parte do receptor.
Caso saiba dessa deficiência do mesmo, use o segundo exemplo.
Lembrem-se também de NUNCA abreviar palavra alguma.
Digite também devagar caso tenha dúvidas do que está querendo dizer.
A digitação lenta contribui para a ausência de equívocos gramaticais.
¥ Artigo 2 - Acentuações Gráficas! ¥
Iremos começar o ensinamento tratando das Acentuações Gráficas. Irei citar as regras básicas.
Acentuações Tônicas são divididas em três grupos, que são eles:
Oxítonas - São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
Exemplos: Café, cajá, coração, caju, papel, atum.
Paroxítonas - Determinadas pelas sílabas tônicas evidentes na penúltima sílaba.
Exemplos: Útil, tórax, táxi, passível, leque.
Proparoxítonas - São aquelas evidenciadas pela sílaba tônica na antepenúltima sílaba.
Exemplos: Último, lâmpada, tímpano, médico, ônibus.
Uma dica para vossa melhora nesse conteúdo abordado é simples.
Procure sempre falar (vocalmente mesmo, em sua residência) a palavra que deseja digitar.
Para tal, preste atenção em sua entonação.
A sílaba que mais se destacar deve ser acentuada ou não, a depender do caso. Mas com certeza, será a tônica.
Os acentos presentes em nossa língua portuguesa são:
- Acento Agudo (´): Usado nas vogais: "a", "i" "u", "o" e sobre o grupo "e" e "em".
Exemplos: herói, médico, Amapá, parabéns.
- Acento Circunflexo (^): Colocado sobre as vogais: "a", "e" e "o".
Exemplos: tâmara, Atlântico, pêssego, supôs.
- Acento Grave (`): Indica a fusão da preposição "a" com artigos e pronomes.
Exemplos: à, às, àquelas, àqueles.
Exemplo de Uso: Estava indo à academia. (Estava indo a academia)
Junção da preposição a "a academia" com o artigo "a".
- Acento Trema “ü”: Abolido da Língua Portuguesa, porém presente em palavras de cunho estrangeiro.
Exemplo: mülleriano (de Müller).
- Sinal til (~): Presentes nas vogais "a" e "o".
Exemplo: Coração, melão, órgão, ímã.
Alguma dúvida?
¥ Artigo 3 - Utilização de Palavras! ¥
O uso incorreto/indevido de muitas palavras é um dos erros mais frequentes em nossa polícia.
Ensinarei agora os usos de determinados vocábulos em suas situações exigidas:
- Mau: É um adjetivo contrário ao adjetivo "bom".
Exemplos: "José é um garoto mau". "Ela está sempre de mau humor quando a chamo."
- Mal: Existem três utilizações, sendo elas; Advérbio de Modo (Contrário de "bem"),
Substantivo (representando doença, tristeza, tragédia) ou Conjunção Temporal (com o sentido de quando).
Exemplos: "Ela canta muito mal." (advérbio); "Mal me viu, foi-se embora."
(Conjunção Temporal); "Seu mal não tem cura" (Substantivo).
- Mas: Atua como uma conjunção coordenativa adversativa, usada em oposições.
Exemplo: "Me custou muito dinheiro, mas valeu a pena”.
- Mais: Classifica-se como pronome indefinido ou advérbio de intensidade.
Exemplo: "Eu comprei a camisa mais cara da loja!”.
Exemplo Duplo: "Eu comprei a camisa mais cara da loja. Me custou muito dinheiro, mas valeu a pena o investimento!"
- Demais: Atua como advérbio de intensidade, denotando o sentido de "muito".
Ou um pronome indefinido, equivalendo-se de: "aos outros, aos restantes".
Exemplo: "A vítima gritava demais após o acidente." (Advérbio de Intensidade)
Exemplo: "Não se importe com o que falam os demais." (Pronome Indefinido)
- De mais: Se opõe ao "menos", fazendo referência a um substantivo ou pronome.
Exemplo: "Ele não falou nada de mais".
- Há: Use-se de tal forma quando o verbo "haver" é impessoal, tem o sentido de "existir" e
está na terceira pessoa do singular. Ainda impessoal, também com o tempo.
Exemplo: "Há um modo mais fácil de fazer tudo isso." (Existir)
Exemplo: "Há muito tempo não como esse bolo." (Tempo decorrido)
- A: Quando não for possível empregar o "há", usa-se o A.
Exemplo: "Daqui a pouco você irá embora." I "Estamos a sós aqui."
Uma dica: para saber quando usar o "há" substitua por "faz". Se não alterar o sentido da frase, emprega-se o "há".
- Por que: Usa-se para fazer perguntas. (Quando puder ser trocado por motivo, razão)
Exemplo: "Por que fizeste isso?" I "Por que sua nota foi tão baixa?”
Exemplo da Troca: "Por qual motivo fizeste isso?" I "Por qual razão sua nota foi tão baixa?”
- Porque: Para responder as perguntas feitas. (Quando puder trocar por "pois")
Exemplo: "Fiz isto porque era necessário."
Exemplo da Troca: "Fiz isto pois era necessário."
- Por quê: Usado em finais de frases.
Exemplo: "Sabemos que faltou à reunião, por quê?"
- Porquê: Utilizado quando tem função de substantivo. (motivo)
Exemplo: "Gostaria de entender o porquê tenho que ir."
Exemplo da Troca: "Gostaria de entender o motivo de ir."
Alguma dúvida?
¥ Artigo 4 - Questionário! ¥
Responda com Verdadeiro ou Falso as próximas cinco perguntas:
01: Os três grupos tônicos são: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona?
[Resposta: Verdadeiro]
02: Oxítonas têm a tonicidade da penúltima sílaba da palavra.
[Resposta: Falso]
03: “Lamentável’’ é uma paroxítona?
[Resposta: Verdadeiro]
04: “Informática’’ é um exemplo de uma Proparoxítona.
[Resposta: Verdadeiro]
05: Sempre que for tônica, rege um acento na palavra.
[Resposta: Falso]
Responda da seguinte maneira: produzindo sentenças com o que for solicitado.
06: Crie uma frase utilizando as palavras: "mais" e "mas".
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
07: Crie uma sentença usando a palavra: Mau.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
08: Diga-me uma frase com a seguinte palavra: De mais.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
09: Utilize a palavra: "Há" em uma sentença criada por você.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
10: Distribua as palavras: “Porque” e “Por quê” em duas sentenças diferentes.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
Complete as frases com as letras solicitadas.
Lembrando que a quantidade de "___" não significa a quantidade de letras faltando.
Utilize "X" ou "Ch" nas próximas duas sentenças.
11: Fui te _amar, mas você não estava em casa.
[Resposta: Chamar.]
12: Oi, __ará. Vamos jogar o jogo de tabuleiro __adrez?
[Resposta: Xará / Xadrez.]
Utilize "S" ou "Z" nas próximas frases.
13: Ele era um garoto I_olado dos outros.
[Resposta: Isolado]
14: Eu adoro pizza de margarida, porém não gosto da a_eitona.
[Resposta: Azeitona]
Utilize "M" ou "N" nas próximas sentenças.
15: Você é apenas uma ama__te em minha vida, eu tenho esposa!
[Resposta: Amante]
16: U_banda é uma religião que deve ser respeitada.
[Resposta: Umbanda]
Use "G" ou "J" nas seguintes frases.
17: Você quebrou o meu carro, agora dê um _eito nisso!
[Resposta: Jeito]
18: O médico foi _entil, mas ele reclamou porque eu não fui fazer o exame de _ejum.
[Resposta: Gentil / Jejum]
Responda-me normalmente as seguintes perguntas:
19: Cite todas as pontuações existentes na Língua Portuguesa.
[Resposta: Ponto final, vírgula, ponto e vírgula, exclamação, interrogação, dois pontos e reticências.]
20: Cite todos os acentos da Língua Portuguesa.
[Resposta: Acento agudo, circunflexo, grave, trema e til.]
[Instrutores, os policiais precisam acertar um total de 16 das 20 questões para serem aprovados. Portanto, 4 erros são permitidos para eles.]
Acrescentem o <T.O> na missão de vocês e coloquem uma medalha no peito.
Também peçam para se juntar ao grupo de DPB - Teste Ortográfico <T.O> que encontra-se no perfil do senhora JuliaThomas ou hiago151515
Parabéns a todos e desejo muita sorte aos senhores em suas carreiras!
Bem vindos a todos os policiais que se encontram presentes neste teste ortográfico.
Iremos tratar em alguns tópicos com assuntos distintos, maneiras de te ajudar em sua carreira.
O Departamento de Policia Brasileiro exige de todos seus funcionários uma ortografia impecável.
Cabe a nós, portanto, ajudar-vos a conseguir tal eficiência ortográfica. Vamos lá!
¥ Artigo 1 - Ortografia ¥
A importância da ortografia para qualquer pessoa é simples e objetiva.
Quanto melhor for ela, mais irá causar boas impressões nos receptores.
Além disso, melhorará o entendimento da mensagem enviada por parte deles.
Devo lembrar-vos, que nem sempre palavras rebuscadas são a melhor opção para se usar.
Como assim? Bom, nem sempre estará digitando com um receptor que tenha total conhecimento de nossa
grafia linguística, portanto, nessas horas deve-se priorizar o que quer ser passado com o diálogo.
Dicas e/ou exemplos:
"Vossas eminências, digo-vos que o réu está nos ludibriando!
Concluo, portanto, que devemos tomar uma atitude cabível ao dito momento!"
"Senhor, o policial está mentindo. Faça algo!"
Percebes-te a diferença? No primeiro caso, digitamos com uma alta qualidade ortográfica, mas
o uso de tais palavras "difíceis" poderia prejudicar o entendimento por parte do receptor.
Caso saiba dessa deficiência do mesmo, use o segundo exemplo.
Lembrem-se também de NUNCA abreviar palavra alguma.
Digite também devagar caso tenha dúvidas do que está querendo dizer.
A digitação lenta contribui para a ausência de equívocos gramaticais.
¥ Artigo 2 - Acentuações Gráficas! ¥
Iremos começar o ensinamento tratando das Acentuações Gráficas. Irei citar as regras básicas.
Acentuações Tônicas são divididas em três grupos, que são eles:
Oxítonas - São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
Exemplos: Café, cajá, coração, caju, papel, atum.
Paroxítonas - Determinadas pelas sílabas tônicas evidentes na penúltima sílaba.
Exemplos: Útil, tórax, táxi, passível, leque.
Proparoxítonas - São aquelas evidenciadas pela sílaba tônica na antepenúltima sílaba.
Exemplos: Último, lâmpada, tímpano, médico, ônibus.
Uma dica para vossa melhora nesse conteúdo abordado é simples.
Procure sempre falar (vocalmente mesmo, em sua residência) a palavra que deseja digitar.
Para tal, preste atenção em sua entonação.
A sílaba que mais se destacar deve ser acentuada ou não, a depender do caso. Mas com certeza, será a tônica.
Os acentos presentes em nossa língua portuguesa são:
- Acento Agudo (´): Usado nas vogais: "a", "i" "u", "o" e sobre o grupo "e" e "em".
Exemplos: herói, médico, Amapá, parabéns.
- Acento Circunflexo (^): Colocado sobre as vogais: "a", "e" e "o".
Exemplos: tâmara, Atlântico, pêssego, supôs.
- Acento Grave (`): Indica a fusão da preposição "a" com artigos e pronomes.
Exemplos: à, às, àquelas, àqueles.
Exemplo de Uso: Estava indo à academia. (Estava indo a academia)
Junção da preposição a "a academia" com o artigo "a".
- Acento Trema “ü”: Abolido da Língua Portuguesa, porém presente em palavras de cunho estrangeiro.
Exemplo: mülleriano (de Müller).
- Sinal til (~): Presentes nas vogais "a" e "o".
Exemplo: Coração, melão, órgão, ímã.
Alguma dúvida?
¥ Artigo 3 - Utilização de Palavras! ¥
O uso incorreto/indevido de muitas palavras é um dos erros mais frequentes em nossa polícia.
Ensinarei agora os usos de determinados vocábulos em suas situações exigidas:
- Mau: É um adjetivo contrário ao adjetivo "bom".
Exemplos: "José é um garoto mau". "Ela está sempre de mau humor quando a chamo."
- Mal: Existem três utilizações, sendo elas; Advérbio de Modo (Contrário de "bem"),
Substantivo (representando doença, tristeza, tragédia) ou Conjunção Temporal (com o sentido de quando).
Exemplos: "Ela canta muito mal." (advérbio); "Mal me viu, foi-se embora."
(Conjunção Temporal); "Seu mal não tem cura" (Substantivo).
- Mas: Atua como uma conjunção coordenativa adversativa, usada em oposições.
Exemplo: "Me custou muito dinheiro, mas valeu a pena”.
- Mais: Classifica-se como pronome indefinido ou advérbio de intensidade.
Exemplo: "Eu comprei a camisa mais cara da loja!”.
Exemplo Duplo: "Eu comprei a camisa mais cara da loja. Me custou muito dinheiro, mas valeu a pena o investimento!"
- Demais: Atua como advérbio de intensidade, denotando o sentido de "muito".
Ou um pronome indefinido, equivalendo-se de: "aos outros, aos restantes".
Exemplo: "A vítima gritava demais após o acidente." (Advérbio de Intensidade)
Exemplo: "Não se importe com o que falam os demais." (Pronome Indefinido)
- De mais: Se opõe ao "menos", fazendo referência a um substantivo ou pronome.
Exemplo: "Ele não falou nada de mais".
- Há: Use-se de tal forma quando o verbo "haver" é impessoal, tem o sentido de "existir" e
está na terceira pessoa do singular. Ainda impessoal, também com o tempo.
Exemplo: "Há um modo mais fácil de fazer tudo isso." (Existir)
Exemplo: "Há muito tempo não como esse bolo." (Tempo decorrido)
- A: Quando não for possível empregar o "há", usa-se o A.
Exemplo: "Daqui a pouco você irá embora." I "Estamos a sós aqui."
Uma dica: para saber quando usar o "há" substitua por "faz". Se não alterar o sentido da frase, emprega-se o "há".
- Por que: Usa-se para fazer perguntas. (Quando puder ser trocado por motivo, razão)
Exemplo: "Por que fizeste isso?" I "Por que sua nota foi tão baixa?”
Exemplo da Troca: "Por qual motivo fizeste isso?" I "Por qual razão sua nota foi tão baixa?”
- Porque: Para responder as perguntas feitas. (Quando puder trocar por "pois")
Exemplo: "Fiz isto porque era necessário."
Exemplo da Troca: "Fiz isto pois era necessário."
- Por quê: Usado em finais de frases.
Exemplo: "Sabemos que faltou à reunião, por quê?"
- Porquê: Utilizado quando tem função de substantivo. (motivo)
Exemplo: "Gostaria de entender o porquê tenho que ir."
Exemplo da Troca: "Gostaria de entender o motivo de ir."
Alguma dúvida?
¥ Artigo 4 - Questionário! ¥
Responda com Verdadeiro ou Falso as próximas cinco perguntas:
01: Os três grupos tônicos são: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona?
[Resposta: Verdadeiro]
02: Oxítonas têm a tonicidade da penúltima sílaba da palavra.
[Resposta: Falso]
03: “Lamentável’’ é uma paroxítona?
[Resposta: Verdadeiro]
04: “Informática’’ é um exemplo de uma Proparoxítona.
[Resposta: Verdadeiro]
05: Sempre que for tônica, rege um acento na palavra.
[Resposta: Falso]
Responda da seguinte maneira: produzindo sentenças com o que for solicitado.
06: Crie uma frase utilizando as palavras: "mais" e "mas".
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
07: Crie uma sentença usando a palavra: Mau.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
08: Diga-me uma frase com a seguinte palavra: De mais.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
09: Utilize a palavra: "Há" em uma sentença criada por você.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
10: Distribua as palavras: “Porque” e “Por quê” em duas sentenças diferentes.
[Resposta: Avaliação pessoal do guia.]
Complete as frases com as letras solicitadas.
Lembrando que a quantidade de "___" não significa a quantidade de letras faltando.
Utilize "X" ou "Ch" nas próximas duas sentenças.
11: Fui te _amar, mas você não estava em casa.
[Resposta: Chamar.]
12: Oi, __ará. Vamos jogar o jogo de tabuleiro __adrez?
[Resposta: Xará / Xadrez.]
Utilize "S" ou "Z" nas próximas frases.
13: Ele era um garoto I_olado dos outros.
[Resposta: Isolado]
14: Eu adoro pizza de margarida, porém não gosto da a_eitona.
[Resposta: Azeitona]
Utilize "M" ou "N" nas próximas sentenças.
15: Você é apenas uma ama__te em minha vida, eu tenho esposa!
[Resposta: Amante]
16: U_banda é uma religião que deve ser respeitada.
[Resposta: Umbanda]
Use "G" ou "J" nas seguintes frases.
17: Você quebrou o meu carro, agora dê um _eito nisso!
[Resposta: Jeito]
18: O médico foi _entil, mas ele reclamou porque eu não fui fazer o exame de _ejum.
[Resposta: Gentil / Jejum]
Responda-me normalmente as seguintes perguntas:
19: Cite todas as pontuações existentes na Língua Portuguesa.
[Resposta: Ponto final, vírgula, ponto e vírgula, exclamação, interrogação, dois pontos e reticências.]
20: Cite todos os acentos da Língua Portuguesa.
[Resposta: Acento agudo, circunflexo, grave, trema e til.]
[Instrutores, os policiais precisam acertar um total de 16 das 20 questões para serem aprovados. Portanto, 4 erros são permitidos para eles.]
Acrescentem o <T.O> na missão de vocês e coloquem uma medalha no peito.
Também peçam para se juntar ao grupo de DPB - Teste Ortográfico <T.O> que encontra-se no perfil do senhora JuliaThomas ou hiago151515
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